O reverendo Jesse Jackson, uma das lideranças mais importantes da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, morreu nesta terça-feira (17/02) aos 84 anos. A causa da morte não foi divulgada. Líderes de todo o mundo expressaram sua tristeza pela morte de Jackson.
O ex-presidente Barack Obama afirmou que o ativismo de Jackson “abriu o caminho” que lhe permitiu se tornar o primeiro afro-americano a chefiar a Casa Branca. Em publicação no Instagram, Obama declarou: “Por mais de 60 anos, o reverendo Jackson ajudou a liderar alguns dos movimentos mais significativos para a mudança na história da humanidade. Desde a organização de boicotes e sit-ins, o registro de milhões de eleitores, até a defesa da liberdade e da democracia em todo o mundo, ele foi implacável em sua crença de que somos todos filhos de Deus, merecedores de dignidade e respeito”. E completou: “Ele foi um verdadeiro gigante”.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que Jackson “emprestou sua poderosa voz à ONU para lutar contra o racismo, contra o apartheid e em prol dos direitos humanos”, participando de diversos eventos da organização, enfatizou seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, prestou homenagem ao “ativista pelos direitos civis e pela justiça em seu país e defensor de causas justas em outras partes do mundo”; o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, afirmou que Jackson será lembrado naquele país “por sua conduta respeitosa e amigável para com Cuba, por seus esforços na construção de pontes e por sua história de luta pela justiça”.
Na Venezuela, a presidente interina, Delcy Rodríguez, afirmou que sua voz era a “consciência da nação”. Ela destacou a relação fraterna de Jackson com Hugo Chávez, com quem dialogou em defesa do entendimento entre EUA e Venezuela, apoiando iniciativas como o fornecimento de combustível para aquecimento a comunidades vulneráveis nos Estados Unidos pela subsidiária da PDVSA.
O presidente colombiano Gustavo Petro, que escreveu sua homenagem em inglês, lembrou-o como um “amigo da Colômbia” e o descreveu como “um ser humano extraordinário que dedicou sua vida à luta pela igualdade e justiça”.
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa declarou estar “em dívida” com Jackson, cujo apoio à luta contra o apartheid na África do Sul foi fundamental, destacando “a energia, a clareza de princípios e o risco pessoal com que ele apoiou nossa luta e fez campanha pela liberdade e igualdade em outras partes do mundo”.
“Um camarada de Martin Luther King, Jesse Jackson, um incansável defensor dos direitos civis, nunca deixou de defender a paz, a justiça e a fraternidade”, disse o presidente francês Emmanuel Macron, acrescentando que o ativista afro-americano “compartilhava os valores do Iluminismo universal que estão no cerne do nosso projeto republicano”.
Joe Biden afirmou que a história se lembraria de Jackson como “um homem de Deus e do povo”.
Bill Clinton, por sua vez, disse que ele e a ex-primeira-dama Hillary Clinton foram amigos de Jackson por mais de 50 anos e ficaram “profundamente tristes” com a notícia de sua morte.
“O reverendo Jackson defendeu a dignidade humana e ajudou a criar oportunidades para inúmeras pessoas viverem vidas melhores”, disse ele em um comunicado.
Em um post no Truth Social, Trump chamou Jackson de “um bom homem” e “amigo”, afirmando ter disponibilizado um escritório em Nova York para a Rainbow Push Coalition, fundada por Jackson. Na mesma mensagem, no entanto, mudou de tom: voltou a se defender de acusações de racismo, atacou “canalhas e lunáticos da esquerda radical” e disse merecer reconhecimento por suas ações voltadas às universidades historicamente negras (HBCUs), que, segundo ele, Jackson valorizava. Trump também aproveitou para criticar Obama, alegando, sem provas, que Jackson “não suportava” o ex-presidente. A tentativa de Trump de se apropriar do legado de Jackson contrasta com seu histórico de declarações racistas e políticas anti-imigração.
O post Obama homenageia Jesse Jackson: ‘um verdadeiro gigante’ apareceu primeiro em Opera Mundi.
