O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Nova Déli, capital da Índia, nesta quarta-feira (18/02). Esta é sua 20ª viagem internacional no atual mandato e considerada uma das mais estratégicas pela diplomacia brasileira. O objetivo da visita é ampliar o comércio e fortalecer parcerias com o país asiático. A agenda oficial na capital indiana segue até o dia 21 de fevereiro.
Nos dias 19 e 20, Lula participa de uma cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA). O presidente fará um discurso logo após a abertura do evento em que deve defender o multilateralismo e a inclusão digital das nações em desenvolvimento. O governo brasileiro também promove um encontro paralelo sobre o uso da tecnologia na saúde e na educação.
No dia 21, o compromisso principal é uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Narendra Modi. Os líderes vão discutir temas como a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a transição energética. A comitiva brasileira inclui dez ministros e uma missão com 300 empresários. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 2025, o intercâmbio comercial entre Brasil e Índia atingiu US$ 15,2 bilhões de dólares.
Um dos destaques da viagem é a negociação de um acordo sobre minerais críticos e terras raras. O Brasil detém a segunda maior reserva desses materiais no planeta, enquanto a Índia é considerada uma referência internacional no refino desses minerais. O governo brasileiro busca autonomia e quer garantir que o processamento desses itens ocorra em território nacional, evitando, dessa forma, que o país atue apenas como reserva para outras nações.
Mais que um tratado, com regras, política tarifária, entre outros detalhes de uma transação comercial, o acordo deve servir como uma espécie de memorando de entendimento, em que os dois países devem afirmar os princípios da soberania e da universalidade, negando, portanto, exclusividades comerciais com quem quer que seja.
A pauta ainda inclui parcerias em defesa com a venda de aeronaves militares, além de produção de vacinas e medicamentos. Depois da Índia, Lula segue para uma visita oficial à Coreia do Sul.
O post Lula chega à Índia para agenda com Modi e participação em cúpula sobre IA apareceu primeiro em Opera Mundi.
