A primeira-dama, Janja Lula da Silva, publicou na 4ª feira (18.fev.2026), em seu perfil no Instagram, um trecho do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio.

“Lute pra vencer, aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”, escreveu em post feito nos stories. Janja também repostou uma publicação da agremiação em que se lê que “a arte não é para os covardes”.

Eis as publicações de Janja:

A escola terminou o Carnaval de 2026 na última colocação depois de apresentar o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, homenagem à trajetória pessoal e política de Lula. Com o resultado, voltará a disputar a Série Ouro em 2027.

Janja desfilaria no último carro alegórico, “Amigos de Lula”, mas optou por não participar por causa da “possibilidade de perseguição à escola” e “para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”. Foi substituída pela cantora Fafá de Belém.

Após a apuração, a Acadêmicos de Niterói publicou mensagem em seu perfil no Instagram exaltando o desempenho: “Comunidade, vocês foram gigantes”. Na legenda, acrescentou: “Quanto vale entrar para a história?”. A frase remete a um dos versos do samba: “Vale uma nação, vale um grande enredo”.

A Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de 2026 com 270 pontos, 5,4 a mais que a agremiação rebaixada.

Antes da leitura das notas, a Acadêmicos de Niterói foi multada em R$ 80.000 por problemas na dispersão do desfile na Marquês de Sapucaí. Não houve perda de pontos, segundo a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). A Portela recebeu a mesma punição.

Estreante no Grupo Especial, a escola perdeu pontos em todos os 9 critérios de avaliação e somou 264,6, o pior desempenho de uma agremiação desde 2022. As notas mais baixas foram em fantasia e em alegorias e adereços. A única nota máxima veio no samba-enredo. Dois dos 4 jurados atribuíram 10 nesse item, o último analisado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *