O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, alertou nesta terça-feira (17/02) que o porta-aviões norte-americano USS Abraham Lincoln, próximo ao país persa, poderia ser afundado. 

“Eles continuam dizendo que enviaram um porta-aviões para o Irã. Muito bem. Um porta-aviões é certamente uma embarcação perigosa. Mas mais perigosa do que o porta-aviões é a arma que pode afundá-lo”, afirmou, em uma dura mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Mesmo o exército mais forte do mundo pode, às vezes, ser tão castigado ao ponto de não conseguir se levantar”.

Nos últimos dias, Washington reforçou sua presença militar no Golfo Pérsico, ameaçando ser uma frota naval ainda “maior do que a usada contra a Venezuela” nos meses anteriores ao sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores. O republicano falou em intervir militarmente o Irã caso a nação não retomasse as negociações com os Estados Unidos sobre a questão nuclear.

“Há 47 anos os EUA não conseguiram destruir a República Islâmica. Você também não conseguirá fazer isso”, continuou Khamenei.

Os comentários do líder iraniano foram feitos em meio à retomada das negociações entre norte-americanos e iranianos, mediadas por Omã, para limitar o programa nuclear de Teerã. A segunda rodada de conversas foi concluída na mesma terça-feira, enquanto Trump advertiu o Irã de que “haverá consequências se eles não chegarem a um acordo” sobre o tema, acrescentando estar envolvido “indiretamente” nas negociações.

Khamenei criticou a interferência norte-americana no direito do Irã de ter uma indústria nuclear pacífica para fins médicos, agrícolas e energéticos, dizendo ser uma questão relacionada unicamente à nação iraniana. “O que isso tem a ver com vocês?”, questionou.

“O direito de ter instalações e enriquecimento nuclear também é reconhecido por todos os países nos contratos e regulamentos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e a interferência dos norte-americanos nos direitos nacionais mostra o pensamento irregular dos oficiais de hoje e de ontem”, disse, apontando para a hipocrisia dos Estados Unidos. “Eles dizem: ‘Vamos negociar sobre energia nuclear, mas o resultado das negociações deve ser que vocês não devem ter energia nuclear’”.

(*) Com Ansa e Tasnim

O post Líder supremo do Irã ameaça ‘castigar’ e afundar porta-aviões dos EUA apareceu primeiro em Opera Mundi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *